Instruções de Uso
O aplicativo “SleepUp” está disponível nas lojas do Brasil da Google Play Store e Apple Store, e possui como requisitos mínimos:
- Aplicativo Android: Conexão com a internet, Android 5.0 ou superior e espaço em disco de 50 MB.
- Aplicativo IOS: Conexão com a internet, IOS 13.0 ou superior e espaço em disco 50 MB.
O idioma do aplicativo será definido pelo idioma padrão registrado no dispositivo.
Para realizar o cadastro, duas opções são possíveis: via email (manualmente) ou via terceiros (google ou apple)
Via Email (Manualmente)
O usuário deverá clicar na opção “Cadastrar” na Tela #1 para criar uma nova conta. em seguida deverá preencher os seguintes dados:
O nome completo (Tela #3);
Preencher o e-mail (Tela #4);
Confirmar o e-mail (Tela #5);
Escolher a senha (Tela #6);
Confirmar a senha (Tela #7).
A senha deverá ter no mínimo 8 caracteres, e conter ao menos uma letra maiúscula, um número e um símbolo (!@#$%&*).
Para finalizar, será enviado um e-mail de confirmação (Tela #8), e o usuário deverá clicar em “Verificar” no e-mail recebido, antes de realizar o login pela primeira vez.
Via Terceiros (Google, Apple)
Para realizar o cadastro via redes sociais, o usuário deverá clicar no botão “Entrar com Google” (Tela #1) ou “Entrar com Apple” (Tela #1, disponível apenas para dispositivos iOS), e então um pop-up será aberto com as contas vinculadas ao aparelho de celular. O usuário deverá clicar na conta desejada e então o cadastro será realizado automaticamente.
Após o cadastro ter sido realizado, o usuário deverá selecionar o método de login. Poderá ser feito via terceiros clicando em “Entrar com Google” ou “Entrar com Apple” (Tela #1), ou por email (manualmente) clicando em "Continuar com Email" (Tela #1) e inserir “E-mail” e “Senha” (Tela #2). O usuário será introduzido ao aplicativo com um vídeo instrucional de boas-vindas com instruções de como usar o aplicativo (Tela #3).
O usuário então será conduzido para a Tela #4 com o teste de ICSI (Inventário de causas e sintomas de Insônia), que poderá ser pulado clicando em “Pular”, (o usuário será notificado através de um aviso que poderá fazer o teste futuramente nesse caso) ou respondido, selecionando uma resposta para cada pergunta e clicando em “Próximo” para avançar. Ao final, o usuário verá o resultado do teste (Tela #5) junto com uma recomendação do melhor plano de acordo com a gravidade da insônia e poderá continuar para o app.
Recuperar a senha
Caso tenha feito o login por email (manualmente) e tenha esquecido a senha, o usuário poderá criar uma nova senha. Para isso, após clicar em "Continuar com Email” (Tela #1), deverá clicar em “Esqueci minha senha” na Tela #2. Após inserir o email cadastrado na Tela #3, será enviado um email com um link para criação de uma nova senha.
Caso o usuário tenha recebido uma assinatura por meio de uma empresa parceira da SleepUp, ou tenha adquirido um voucher promocional em lojas e farmácias, ele poderá ativar e associar ambos a uma conta nova ou pré-existente em “Entrar com Parceiro” (Tela #1)
Tendo recebido ou adquirido uma assinatura pela Claro, o usuário deverá clicar no botão/logo da empresa “Claro”, e em seguida inserir o número de telefone cadastrado com DDD (Tela #2).
Em seguida, após digitar o número de telefone e for autenticado na “Claro”, a pessoa irá receber um código via SMS, e na Tela #3 deverá digitar o código recebido, podendo receber novamente após um tempo, caso haja algum problema.
Após digitar o código, a pessoa deverá associar a assinatura adquirida pela Claro em uma conta nova ou pré-existente (Tela #4), utilizando um dos métodos de cadastro (mencionados no item "Cadastro no Aplicativo"). Após isso, será mostrada uma mensagem de confirmação do vínculo da assinatura com a conta (Tela #5).
Para fazer o cancelamento do plano, o usuário deverá acessar o Menu no canto superior esquerdo da tela esquerda, clicar em “Minha Conta (Tela #6)”, e em “Meus Planos”, clicar no botão“Cancelar a Assinatura” (Tela #7). Será enviado a solicitação para a Claro que deseja fazer o cancelamento, devendo aguardar até a resposta da Claro para efetuar o cancelamento do plano. Enquanto o processo é realizado, o sistema avisará o usuário que o plano está em processo de cancelamento (Tela #8).
Tendo recebido ou adquirido uma assinatura pela “Algar”, o usuário deverá clicar no botão/logo da empresa “Algar”, e em seguida deverá inserir o número de telefone cadastrado com DDD com o número de telefone (Tela #2).
Em seguida, após digitar o número de telefone e ser autenticado na “Algar”, a pessoa irá receber um código via SMS, e na Tela #3 deverá digitar o código recebido por SMS, podendo receber novamente após um tempo, caso haja algum problema.
Após digitar o código, a pessoa deverá associar a assinatura adquirida pela “Algar” em uma conta nova ou pré-existente (Tela #4), utilizando um dos métodos de cadastro, mencionados na seção "Cadastro no Aplicativo". Após isso, será mostrada uma mensagem de confirmação do vínculo da assinatura com a conta. (Tela #5).
Para fazer o cancelamento do plano, o usuário deverá seguir as mesmas instruções de cancelamento para o parceiro Claro, na seção "Ativar Assinatura com a Claro"
Caso o usuário tenha adquirido um Travesseiro Conecta da Altenburg terá direito a uma assinatura do plano Light, para ativá-la basta clicar em “Entrar com Parceiro”, selecionando a empresa Altenburg (Tela #2).
A assinatura poderá ser ativada utilizando o “Código de Ativação localizado na etiqueta do travesseiro (Tela #3). Nessa mesma tela, o usuário pode clicar no botão “Não encontrei o código de ativação” para ter mais instruções de como localizar o código de ativação (Tela #4).
Após o código de ativação ter sido validado, deverá ser preenchido em qual loja o usuário adquiriu o travesseiro (Tela #5) e deverá ser associada uma conta ao código para que o usuário possa ativar a assinatura (Tela #6). Uma mensagem de confirmação será exibida para o usuário, e instruções e dicas do aplicativo serão apresentados em seguida na tela de boas-vindas. (Tela #7).
O item “Código Promocional”, bem como outros parceiros necessitam apenas da inserção do código promocional. Para ativar, basta clicar em “Entrar com Parceiro” (Tela #1) e selecionar a opção de cupom ou o parceiro que forneceu o código promocional (Tela #2).
Ao digitar o cupom (Tela #3) e ele ser validado, o usuário deverá associar a assinatura a uma conta para ativá-la (Tela #4). Após isso, será mostrada uma mensagem de confirmação do vínculo da assinatura com a conta. (Tela #5).
Para visualizar as notificações, o usuário deverá clicar no símbolo do Coala no canto direito superior da Tela #1. Então a Tela #2 será exibida e o usuário poderá selecionar e clicar na notificação que desejar, que o levará ao destino da notificação.
O usuário receberá push notifications pelo celular. Ao clicar nelas, o usuário será direcionado à Tela #2 para visualizá-las. Caso o usuário deseje parar de receber as notificações, ele deverá desabilitar utilizando os recursos de notificação nas configurações do próprio telefone celular.
Para apagar as notificações, o usuário deverá clicar em “Editar” na Tela #2, selecionar as notificações que deseja apagar (Ou clicar em “Selecionar Todas” para limpar todas elas) e clicar em “Apagar” na Tela #3. Um pop-up irá aparecer, e então o usuário deverá clicar em “Confirmar” (Tela #4).
O usuário será notificado todos os dias para preencher o diário do sono, com um limite de poder preencher até os últimos 3 dias. Após esse prazo, os diários com mais de 3 dias não poderão ser preenchidos. As notificações que ficam disponíveis são somente dos últimos 3 dias e/ou dos testes que precisam ser preenchidos.
O aplicativo “SleepUp” possui 10 questionários, incluindo duas anamnese e 8 testes clínicos, com a finalidade de fornecer feedback, personalizar a terapia e avaliar o avanço do tratamento. Estes testes são realizados periodicamente, e o usuário receberá um lembrete para realizá-los.
Ao receber o lembrete, o usuário poderá clicar na notificação, e então será direcionado para o questionário. O usuário poderá também acessar a lista de questionários através da tela inicial (Tela #1), clicando no botão “Meu diário”, e então clicando no botão “Testes” da Tela #2. Na Tela #3, o usuário poderá clicar no teste desejado, caso esteja no período correto de preenchimento, ele será aberto (Tela #4), caso contrário, o usuário receberá um pop-up de aviso para aguardar o período correto de preenchimento.
Após preencher o questionário, o usuário verá uma tela com o resultado do mesmo (Tela #5), incluindo um campo para inserir comentários sobre o resultado. O resultado do teste ficará disponível na função “Relatórios”, clicando no item “Filtrar por Tipo de Relatório” e selecionando a opção “Resultados de Testes” (Tela #6), enquanto que a visualização do conteúdo completo do teste respondido ficará visível na tela principal do Diário (Tela #2), clicando no dia em que ele foi realizado, sinalizado pelo círculo na cor vermelha.
O aplicativo conta com diários digitais, em que o usuário pode preencher para gerar relatórios e orientações personalizadas, além de ter um registro que poderá ser exibido gratuitamente de forma diária, enquanto os filtros mensais e anuais que fazem uma média dos dados do mês e geram uma nova sequência de orientações estão disponíveis nos planos pagos.
O Diário do Sono (Tela #3) é uma ferramenta disponível a partir do plano Standard. O usuário receberá todos os dias pela manhã a notificação para preencher o diário do sono, e poderá clicar nela para ser direcionado a ele. Além disso, há 5 formas de acessar o Diário do Sono:
Clicando nos botões “Tempo Dormindo” ou “Eficiência do sono” na Tela #1, que se estiverem em branco,um pop-up será mostrado para o usuário fazer o preenchimento do Diário;
Clicando no símbolo do diário do rodapé da Tela #1, e então em “Registrar” (Tela #2).
Ao entrar na função “Relatórios”, o usuário receberá um pop-up de aviso para preencher o Diário (Tela #4).
Ao clicar no dia desejado no calendário da Tela #2, o usuário também será direcionado para o diário, neste caso, o usuário só poderá preencher o Diário dos últimos três dias.
Ao acessar a tela inicial, haverá uma sessão chamada “Sua jornada de hoje” (Tela #1) com todas as tarefas pendentes de serem feitas naquele dia.
Todas as questões obrigatórias deverão ser preenchidas para que seja possível registrar. Se houver perguntas não respondidas, um alerta com uma mensagem de erro será exibido (Tela #5) e as perguntas não respondidas ficarão destacadas em vermelho (Tela #6). Perguntas respondidas com incoerência serão destacadas em laranja, com um texto indicando o motivo (Tela #7)
Após concluir o registro, o usuário será direcionado para a aba de “Relatórios” do diário do sono, onde poderá ver suas métricas e receber orientações personalizadas (Tela #9 e #10).
É possível visualizar o Diário respondido, clicando no dia desejado no calendário da Tela #2, uma legenda com um círculo verde sinaliza que naquele dia tem diário preenchido (Tela #8). É possível atualizar somente o Diário que foi preenchido dentro do mesmo dia, Diários preenchidos nos dias anteriores não poderão ser atualizados.
Ao preencher o Diário do Sono, disponível no plano Standard, e marcar sim na pergunta “Tomou algum remédio para dormir?” (Tela #1), o usuário será levado para a tela do "Diário de Remédios”, onde poderá registrar todos os remédios que tomou no dia, como se sentiu ao tomar o remédio, o que pensou ao tomar o remédio e se teve algum efeito colateral (Tela #2). O usuário poderá acessar o diário preenchido no menu de relatórios, utilizando a opção de Filtrar e selecionar a opção “Diário de Remédio” (Tela #3).
Ao ir no menu inferior em “Meu Diário” e selecionar o botão “Diário de CPAP” (Tela #1), o usuário será levado para a tela do "Diário de Uso de CPAP”, onde poderá responder as perguntas relacionadas ao uso do CPAP, como se roncou naquela noite, quantas vezes acordou durante o sono, sentimentos, pensamentos, efeitos colaterais, entre outros (Tela #2). Usuários poderão acessar o diário preenchido no menu de relatórios, utilizando a opção de Filtrar e selecionar a opção “Relatório de Uso de CPAP” (Tela #3).
Os relatórios diários estão disponíveis no plano gratuito, e os relatórios mensais e anuais estão disponíveis no plano Standard e Premium. Os relatórios podem ser acessados clicando no botão “Minhas Análises” na tela inicial (Tela #1), dentro do menu “O que você quer fazer?”, ou clicando no ícone de relatórios do rodapé. Nos relatórios, o usuário poderá selecionar se deseja vê-los de forma “diária”, “mensal” ou “anual” na aba no topo da página.
O aplicativo conta com Relatórios gerados primariamente a partir do preenchimento dos “Diários do Sono”, e depois, caso esteja ativado, pelo monitoramento automático das fases do sono, incluindo informações como tempo dormindo, batimentos cardíacos durante o sono e dos passos. Ao acessar os relatórios, o Relatório de Diário do Sono é o primeiro a ser mostrado. Caso ele não esteja selecionado, para acessá-lo, após ir para a tela de relatórios descrita na seção "Relatórios: Acesso e Análise de Dados", o usuário deverá clicar no menu de seleção “Filtrar por tipo de Relatório” e selecionar a opção “Diário do Sono”.
No final da página dos relatórios, também é possível ver uma recomendação personalizada, determinada pelos dados coletados do usuário em cada relatório.
O relatório do Diário de Remédio está disponível para os assinantes dos planos pagos da SleepUp. Caso ele não esteja selecionado, para acessá-lo, após ir para a tela de relatórios descrita na seção "Relatórios: Acesso e Análise de Dados", o usuário deverá clicar no menu de seleção “Filtrar por tipo de Relatório” e selecionar a opção “Diário de Remédio”.
Ele está disponível no modo de visualização Diária (Tela #1) e Mensal (Tela #2), e no caso da visualização Anual (Tela #3), o sistema indica para o usuário que não há relatórios anuais.
Ao clicar em um dos dias na visualização mensal, o usuário poderá ver detalhes sobre o preenchimento do diário naquele dia , sobre o uso de medicamentos (quais foram tomados e quais não foram), o sentimento registrado e a dosagem (Tela #4).
O usuário pode selecionar na Tela #2 o preenchimento de um remédio específico para ver os relatórios daquele remédio (Tela #5) ao clicar no menu seletor de “Ver todos os remédios”. E ao clicar no ícone com um rosto sorrindo localizado acima do calendário, ele poderá ver o registro de sentimentos pelo mês (Tela #6). Se o usuário não preencher as outras informações, ele verá o relatório sem registros (Tela #7)
No final da página dos relatórios, também é possível ver uma recomendação personalizada, determinada pelos dados coletados do usuário em cada diário preenchido.
1. Para CPAPs Gaslive Esse relatório está disponível exclusivamente para usuários do plano Premium da SleepUp que ativaram seu plano através de um CPAP Gaslive. O usuário poderá acessar os relatórios dos dados coletados por seu dispositivo CPAP. Para acessar, após acessar a tela de relatórios descrita no item 9, o usuário deverá clicar no menu de seleção “Filtrar por tipo de Relatório” e selecionar a opção “Relatório de Uso de CPAP” (Tela #1).
O relatório pode ser exibido de forma diária, mensal ou anual, e irá mostrar os seguintes dados coletados pelo Diário de Uso de CPAP:
Diário (Tela #2): Tempo de Uso do CPAP; Eficiência do uso de CPAP e se a Terapia teve duração ≥ a 4 horas;
Mensal e Anual (Telas #3 e #4): Média de Tempo de Uso do CPAP; Média da Eficiência do uso de CPAP e a Média de Terapias com duração ≥ a 4 horas;
No final da página dos relatórios, também é possível ver uma recomendação personalizada (Tela #5), determinada pelos dados coletados do usuário em cada dia que o CPAP foi escaneado, além de lembretes para escanear e/ou preencher o Diário de Uso de CPAP.
Caso o usuário não tenha preenchido o diário de uso de CPAP”, alguns campos como “Tempo de Uso”, “Terapia com Duração ≥ a 4 horas” entre outras contidas no diário serão mostradas no mesmo local (Tela #2).
2. Para Diário de Uso de CPAP
Esse relatório está disponível exclusivamente para qualquer usuário do plano Premium da SleepUp.
O usuário poderá acessar os relatórios dos dados coletados através do preenchimento do Diário de Uso de CPAP.
O acesso aos relatórios se dá da mesma forma descrita no item 1 - no entanto, os resultados exibidos serão diferentes.
O relatório pode ser exibido de forma diária, mensal ou anual, e irá mostrar os seguintes dados coletados pelo Diário de Uso de CPAP:
Diário (Telas #7 e 8): Se roncou; se usou CPAP; Sentimento; Tempo de Uso de CPAP; Se a Terapia foi maior, igual ou menor que 4 horas; Eficiência de Uso de CPAP e Orientação Personalizada.
- Caso o CPAP não seja utilizado, no lugar do Tempo de Uso do CPAP, da duração da Terapia e da eficiência de uso de CPAP, será exibido a razão escrita pelo usuário para não utilizar o CPAP no dia.
Mensal e Anual (Telas #8 e #9): Média de Tempo de Uso do CPAP; Média de Uso ≥4h ;Eficiência Média de Uso e Orientação Personalizada
Caso o usuário não tenha preenchimentos no dia ou mês, será exibida uma mensagem (Tela #10) alertando-o que os Diários devem ser preenchidos para que os relatórios sejam exibidos.
Dentro da aba de relatórios, os usuários poderão visualizar os testes feitos por período (dia, mês ou ano), e poderão acessar por essa tela os resultados. Para acessar, após acessar a tela de relatórios descrita na seção "Relatórios: Acesso e Análise de Dados", o usuário deverá clicar no menu de seleção “Filtrar por tipo de Relatório” e selecionar a opção “Resultados de Testes” (Tela #1). Então a Tela #2 será exibida com todos os testes realizados no período. Para acessar os resultados, basta clicar no teste desejado e o aplicativo o direcionará para a tela com o resultado do teste.
O usuário poderá no plano gratuito escolher as próprias metas de sono, enquanto nos planos pagos da SleepUp é possível avaliar suas metas. Para selecionar suas metas, o usuário deverá clicar no botão “Atualizar minha metas” na Tela #1, ou dentro da seção “Meu Diário” (Tela #2), o usuário poderá clicar em “Metas”.
O usuário então irá para a Tela #3, onde poderá clicar em “Escolher minhas metas” para ir para a Tela #4, onde irá escolher as metas como definir horários para dormir e acordar, além de poder ver e excluir metas personalizadas, ou o usuário poderá clicar em “Avaliar minhas metas” (Tela #5) para avaliar a evolução das metas e obter um resultado. A avaliação das metas é realizada toda segunda-feira, e o usuário receberá um lembrete para preencher a avaliação.
O usuário poderá definir metas personalizadas no plano premium, e estas metas serão definidas dentro dos módulos da Terapia e serão registradas na listagem de metas, para serem avaliadas juntamente com as demais.
As dicas de estilo de vida estão disponíveis no plano gratuito. Para acessá-las o usuário deverá clicar em “Ver mais” nas Dicas da Tela #1, ou poderá clicar no ícone de “Cuide de seu Sono” no menu do rodapé, e então será direcionado para a “Tela #2. Nesta tela, o usuário deverá clicar em “Dicas de estilo de vida” e então poderá selecionar e clicar para visualizar o material completo (Tela #3).
As músicas e meditações estão disponíveis no plano standard. Para acessá-las, o usuário deverá clicar em “Ver mais” em “Meditações e Relaxamento” da Tela #1, ou poderá clicar no ícone de “Cuide de seu Sono” no menu do rodapé, e então será direcionado para a “Tela #2 ou #3.
Em qualquer uma dessas telas, o usuário terá uma lista de sessões de “Músicas e Sons” ou “Meditação e Relaxamento”, e poderá escolher qualquer uma clicando para abrir o reprodutor de mídias com o material em áudio (Tela #4).
Os módulos especiais estão disponíveis nos planos pagos da SleepUp. Para acessá-los o usuário deverá clicar em “Módulos especiais” no menu de “O que você quer fazer?” da Tela #1, ou poderá clicar no ícone de “Cuide de seu Sono” do rodapé.
Ao ir para a Tela #2, o usuário poderá navegar entre o menu de carrossel no topo e deverá clicar no item "Módulos Especiais". Haverão 9 módulos listados, entre eles alguns estarão disponíveis, e outros apenas "em breve". Após selecionar o módulo desejado, ele será direcionado para a Tela #3, com uma lista de tópicos, e ao clicar nos disponíveis, ele poderá acessar o conteúdo. Os próximos tópicos são liberados um dia após a conclusão do anterior, ou em condições específicas do módulo. O conteúdo de cada módulo inclui textos, vídeos, áudios, questionários, atividades interativas, definição de lembretes e metas personalizadas.
Para os questionários do módulo "Enfrentando a Depressão" preenchidos com a informação de pensamento suicida marcada, será disparado um email para o médico e para o contato de emergência cadastrados pelo usuário informando o fato. O disparo do email é previamente autorizado pelo usuário.
Os módulos da Terapia Cognitivo-Comportamental para insônia estão disponíveis nos planos pagos da SleepUp, sendo que os módulos Aprendendo sobre o sono, Relaxamento & Meditação e a Higiene do sono estão disponíveis no plano standard, e os módulos 2, 3, 4 e 5 estão disponíveis no plano premium.
Para acessá-los, o usuário deverá clicar em “Terapia TCC Digital” da Tela #1, ou poderá clicar no ícone de “Cuide de seu Sono” do rodapé, e então será direcionado para a “Tela #2 e #3. Ao ir para a Tela #2, o usuário poderá navegar entre o menu de carrossel no topo e deverá clicar no item "Terapia TCCi Digital”. Caso esteja no plano standard, poderá acessar os 3 primeiros módulos, e caso esteja no plano premium, deverá aguardar a liberação controlada dos módulos e tópicos. Ao clicar no módulo, uma tela de listagem de tópicos será mostrada (Tela #3), e ao clicar no tópico, o usuário poderá ver o conteúdo completo (Tela #4).
O conteúdo de cada módulo inclui textos, vídeos, questionários, áudios, questionários, atividades interativas, definição de lembretes e metas personalizadas. Estes conteúdos são personalizados para o usuário de acordo com o perfil clínico e metas selecionadas.
Os módulos da Terapia de Mindfulness para insônia estão disponíveis nos planos pagos da SleepUp.
Para acessá-los o usuário deverá clicar em “Terapia de Mindfulness” no menu de “O que você quer fazer?” na Tela #1, ou poderá clicar no ícone de “Cuide de seu Sono” do rodapé, e então será direcionado para a “Tela #2.
Ao ir para a Tela #2, o usuário poderá navegar entre o menu de carrossel no topo e deverá clicar no item "Terapia de Mindfulness", e então, caso faça parte dos planos pagos , poderá acessar o conteúdo. Os módulos são liberados semanalmente, e os próximos tópicos são liberados um dia após a conclusão do anterior, ou em condições específicas do módulo. Ao clicar no módulo, uma tela de listagem de tópicos será mostrada (Tela #3), e ao clicar no tópico, o usuário poderá ver o conteúdo completo (Tela #4). O conteúdo de cada módulo inclui textos e áudios.
O agendamento da consulta está disponível nos planos pagos da SleepUp. Para acessá-lo, o usuário deverá clicar em “Psicólogo e Médico do Sono” no menu de “O que você quer fazer?” na Tela #1, ou poderá clicar no ícone de “Cuide de seu sono” do rodapé, e então será direcionado para a “Tela #2. Ao ir para a Tela #2, o usuário poderá navegar entre o menu de carrossel no topo e deverá clicar no item "Psicólogo e Médico do Sono"., e então, caso faça parte dos planos pagos, poderá clicar em “Agendar Consulta”.
O usuário então será direcionado para selecionar o profissional desejado, deverá digitar seus dados e realizar o pagamento. O usuário poderá agendar, alterar ou cancelar agendamentos com 24h de antecedência. Após o agendamento, o usuário receberá uma confirmação de agendamento, com o link para a consulta via vídeo.
O usuário poderá também visualizar os detalhes da consulta antes ou após realizada pelo calendário na parte inferior da Tela #2, clicando na data da consulta, e então uma nova tela com os detalhes será aberta (Tela #3). O botão “Consulta via vídeo” ficará disponível 10 minutos antes da consulta, e o usuário poderá entrar na consulta clicando diretamente no link do e-mail de confirmação recebido. A consulta via Chat também é disponível, neste caso, o usuário deverá clicar diretamente no botão “Consulta via chat” no horário da consulta.
Para todas as ações referentes aos itens e seções listados no “botão de menu” localizado no canto superior esquerdo da página inicial do aplicativo, o usuário deverá clicá-lo. O menu então será aberto (Tela #2) com todas as seções disponíveis.
Para visualizar os detalhes da minha conta, o usuário deverá dentro do botão de menu (Tela #1) clicar em “Minha conta” para que a Tela #2 seja aberta. Nesta tela o usuário poderá ver o status de seu plano e os dados de seu perfil.
Trocar senha
Para trocar a senha, o usuário deverá acessar a aba de perfil, dentro do item de menu “Minha Conta”, na parte de baixo da aba de “Meu Perfil”, clicar em “Trocar Senha” (Tela #1) para ser direcionado para a Tela #2 e redefinir a senha.
Deletar Conta
Para deletar a conta, o usuário deverá acessar a aba de perfil, dentro do item de menu “Minha Conta”, abaixo da seção “Contato de Emergência” na aba de “Meu Perfil”, clicar em “Deletar minha conta SleepUp” (Tela #1) para ser direcionado para a Tela #2, onde será informado de todos os dados que serão deletados.
Na Tela #3, o usuário deverá informar o motivo de deletar a conta, e em seguida, receberá um último alerta de que todos os dados serão perdidos, e que esta é uma ação irreversível. Após deletar a conta, o usuário voltará para a tela de login.
Status de Meu Plano
Para visualizar os detalhes de planos e preços, o usuário deverá dentro do botão de menu (Tela #1) clicar em “Minha Conta”, e em seguida selecionar a aba superior “Meu Plano” (Tela #2 à #6).
Nestas telas, o usuário poderá visualizar o seu plano atual e informações relacionadas a ele como o Plano Atual, Data de Término ou Renovação da assinatura, data de início da assinatura, canal de compra (se houver), recorrência (se houver), e expiração da degustação (se houver).
Logo abaixo o usuário poderá ver os Status do Plano. Se o plano for Free (Tela #2), por padrão, o usuário não verá nenhuma informação de Status ou Data de Término. O plano poderá estar listado como:
Ativo e sem pendências (Tela #3);
Cancelado, com acesso liberado até a data de término (Tela #4);
Em cancelamento, dependendo de atualização manual por parte da Sleep up ou empresa parceira (Tela #5);
Pendente de Pagamento, em que a renovação não foi paga com sucesso (Tela #6)
Para visualizar os detalhes de planos e preços, o usuário deverá dentro do botão de menu (Tela #1) clicar em “Planos e Preços” para que as Telas #2 e #3 sejam abertas.
Nestas telas, o usuário poderá visualizar os planos disponíveis e os benefícios de cada um deles. Caso opte por adquirir algum, será iniciado o pagamento via lojas de aplicativos.
Ativar assinatura com Parceiro
O usuário pode ativar uma assinatura com um parceiro ou um voucher promocional adquirido dentro do app.
Para isso o usuário deverá dentro do botão de menu (Tela #1) clicar em “Ativar Assinatura com Parceiro” para que a Tela #2 seja exibida.
Dentro da Tela #2, o usuário poderá escolher a empresa ou a opção de Cupom Promocional para ativar sua assinatura. Para detalhes de como ativar cada assinatura, ver a seção "Entrar com Parceiro" do manual.
É possível ir para a loja onde o aplicativo foi baixado para avaliá-lo. Para isso, o usuário deverá dentro do botão de menu (Tela #1) clicar em “Avaliar o App”. O usuário então será direcionado para a app store para que seja feita a resenha.
É possível acessar pelo aplicativo o instagram da SleepUp. Para isso, o usuário deverá dentro do botão de menu (Tela #1) clicar em “Siga nosso Instagram”. O usuário então sairá do app e será direcionado para o Instagram da SleepUp.
O aplicativo conta com uma sessão de ajuda, para auxiliar os usuários com dificuldade. Para acessá-la, o usuário deverá dentro do botão de menu (Tela #1) clicar no item “Ajuda”. Então algumas opções serão exibidas para acesso (Tela #2). Entre elas estão: “Tutoriais do App”, “Perguntas Frequentes (FAQ)”, “Termos de Uso” e “Fale Conosco”.
Tutoriais do App
Ao clicar em “Tutoriais do App” na seção de Ajuda, o usuário poderá ver uma lista com todos materiais de apoio em vídeo sobre como usar o app ou sobre como fazer tarefas específicas dentro dele. Ao clicar em qualquer um dos itens, o usuário poderá ver o conteúdo.
Perguntas Frequentes
É possível acessar uma lista com as perguntas mais frequentes (FAQ) sobre o aplicativo da SleepUp. Para isso, basta que na sessão de ajuda, o usuário clique no item “Perguntas Frequentes”, e então ele poderá visualizar uma lista interativa com as perguntas e clicar nelas para ver as respostas (Tela #1)
Fale Conosco
É possível acessar um canal de contato com a SleepUp dentro do app. Para isso, basta que na sessão de ajuda, o usuário clique no botão “Fale Conosco” na parte inferior da tela, e então ele poderá visualizar na Tela #1 as informações de contato, um link para contato via Whatsapp, e preencher um formulário com mensagem que será enviada para nossa equipe.
O usuário pode acessar e ler os termos de uso e privacidade do app. Ele está disponível em vários locais no app. Para acessá-lo, o usuário deverá acessar o botão de menu na tela inicial do aplicativo no canto superior esquerdo (Tela #1).
A primeira delas é dentro do botão de menu (Tela #2), clicando no item "Termos de Uso e Privacidade". E então o usuário será direcionado para a tela com os Termos (Tela #3).
O usuário também poderá acessar os termos nos seguintes itens dentro do botão de menu:
- Em "Planos e Preços", na parte inferior da tela (Tela #4) - Em "Minha Conta", na parte inferior da aba "Meu Plano" (Tela #5) - Em "Ajuda", no item "Termos de Uso" (Tela #6)
Um disclaimer (Tela #1) será apresentado nas seguintes ocasiões:
Após preencher o diário do sono a partir do 7º dia desde quando entrou no APP. (não apresentar mais depois de 2 meses);
Após clicar em concluir o questionário do "módulo de higiene do sono". (não apresentar mais depois de 2 meses);
Após preencher o "teste de ICSI (Inventário de causas e sintomas de Insônia)" pela lista dos testes. (não apresentar mais depois de 2 meses)
Se o usuário clicar em Sim (Tela #2)
Apresentar a mensagem: "Ajude a melhorar o sono de mais pessoas deixando sua resenha na loja de aplicativo, e concorra a uma avaliação gratuita dos nossos psicólogos na sessão de Psicólogo e Médico do Sono". O usuário poderá optar por entrar na loja para avaliar e concorrer ou marcar “Não, obrigado” para fechar a janela.
Se o usuário clicar em Não (Tela #3)
Apresentar a mensagem: Nos dê seu feedback de onde podemos melhorar e exibir um campo para o usuário escrever. O usuário poderá optar por Enviar o Feedback ou Fechar a janela.
Durante o processo terapêutico para insônia, é importante avaliar a presença de outros transtornos psiquiátricos e condições clínicas, para isso é compulsório que o usuário preencha as anamneses antes de iniciar os módulos terapêuticos.
Algumas técnicas terapêuticas não são recomendadas para pessoas com transtorno bipolar, principalmente em fase mania, transtornos neurológicos como epilepsias, outros distúrbios do sono como parassonias e apneia obstrutiva do sono. Nestes casos, alguns módulos específicos não serão habilitados, e o usuário não terá acesso. Salvo em casos onde o usuário é acompanhado por um médico ou psicólogo.
No caso de gestante, idoso, profissionais de turno, e etc, a jornada terapêutica será personalizada, com o bloqueio ou liberação de módulos específicos, bem como de orientações personalizadas, lembretes e notificações.
A SleepUp não fornece diagnóstico e os módulos terapêuticos e testes clínicos não substituem a consulta médica. Dependendo da condição clínica e severidade da insônia, o usuário será encaminhado aos médicos e psicólogos credenciados na plataforma da SleepUp.
A SleepUp conta com um sistema de alerta suicídio, em que caso termos relacionados a tirar a própria vida, suicídio e derivados sejam mencionados no uso do Chatbot, ou a pessoa marque que possui ideações suicidas no Teste de Depressão, um e-mail é enviado com os canais de contato para a própria pessoa, o médico e o contato de emergência cadastrados no aplicativo pelo usuário.
O aplicativo conta com um chatbot, que permite com que o usuário interaja com uma inteligência artificial que tem respostas prontas para certas perguntas, e permite com que o usuário possa interagir. Há um atendimento humanizado que acontece de segunda à sexta-feira, em horário comercial. O status do Chatbot é indicado pelo ícone no topo sinalizando como “Online”.
Para acessar o Chatbot, o usuário deverá na Tela Inicial do aplicativo (Tela #1) clicar no círculo com a Dra Luna (Coala) no canto inferior direito, e o chatbot irá abrir, onde o usuário poderá interagir de forma escrita ou clicar nas opções oferecidas para continuar a conversa (Tela #2). O usuário poderá em certos momentos finalizar a conversa e avaliá-la (Tela #3).
Samsung Health
No menu do carrossel e no rodapé, na tela inicial (Tela #1), está o menu do monitoramento automático, na qual você poderá habilitar o Samsung Health (Tela #2) dando a permissão para que seja feita a sincronização automática dos dados (Tela #3). Os dados obtidos de forma automática pelo Samsung Health são: estágio de sono, quantidade de horas dormidas, batimentos cardíacos e passos. Você poderá visualizar os dados obtidos pelo Samsung Health, por meio dos relatórios diário, semanal e mensal (Tela #4).
Os dados obtidos de forma automática são utilizados para pré-preencher o diário do sono (Tela #5)
Google Fit
O Google Fit é exibido, porém não está disponível no momento. Ao clicar nele, um alerta avisa de que a sincronização com o aplicativo “Em breve estará disponível”. (Tela #6)
O pareamento via Bluetooth entre o aplicativo e o oxímetro estará disponível no menu de monitoramento. Para acessá-lo, na Tela #1, o usuário deverá clicar no item de “Monitoramento” no menu carrossel de “O que você quer fazer”, ou clicar no item de “Monitoramento Automático” no menu de navegação do rodapé.
Na Tela #2, o usuário verá a opção “Oxímetro”, e ao clicar na seta ao lado do nome, será direcionado para a tela de início da conexão Bluetooth com oxímetro (Tela #3), seguindo no item Parear com oxímetro.
Para iniciar o fluxo da triagem Domiciliar do Sono, o usuário acessa o menu Triagem do Sono na Tela #1, o usuário visualizar um carrossel com as telas de onboarding Tela #2, caso o usuário não tenha adquirido ainda a Triagem do Sono ele visualizará a tela de compra Tela #3 e na sequência o usuário visualizará a tela de boas-vindas Tela #4.
No primeiro acesso à funcionalidade da Triagem do Sono, após passar pelo onboarding o usuário precisará preencher seus dados pessoas, Tela #1, para conseguir avançar e acessar as funcionalidades da Triagem, e desta forma conhecermos um pouco mais do perfil do usuário e gerar um relatório mais personalizado.
No primeiro acesso à funcionalidade da Triagem do Sono, após passar pelo onboarding e pelo cadastro do perfil, o usuário precisará preencher algumas perguntas da Anamnese da Avaliação Geral sobre sua saúde Tela #1, para conseguir avançar e acessar as funcionalidades da Triagem, e desta forma conhecermos um pouco mais do perfil de saúde do usuário e gerar um relatório mais personalizado.
Neste passo o usuário poderá realizar o pareamento via Bluetooth com o oximetro ao aplicativo SleepUp na Tela #1 ou continuar sem conectar e acessar diretamente a tela de Minhas atividades Tela #2.
Fazendo o pareamento o usuário precisará ligar o oxímetro, ligar o Bluetooth do seu celular e dar permissão de localização somente no Android, pois é algo obrigatório para conexão via Bluetooth e neste momento o usuário iniciará a busca pelo dispositivo do oxímetro #Tela 3, até realizar o pareamento com sucesso Tela #4
Após o pareamento o usuário visualizar o nível de bateria e índice de perfusão do oxímetro Tela #4.
As instruções de oximetria vai orientar o usuário a correta utilização do oxímetro. As instruções de conexão Bluetooth vai orientar o usuário como conectar o aplicativo ao oxímetro via Bluetooth.
Para acessar as instruções de conexão Bluetooth o usuário clica no botão Instruções de Conexão Bluetooth na Tela #1, em seguida o usuário visualizará a Tela #2.
Para acessar as instruções para a oximetria, o usuário clica no botão ver as instruções para a Oximetria na tela #3 ou na tela de atividades Tela #4, em seguida o usuário visualizará a Tela #5.
As atividades têm como função apresentar as atividades pendentes de realização como os agendamentos com os profissionais da saúde Tela #1 ou caso o usuário não tenha nenhum plano ativo da Triagem do Sono será apresentado a Tela #2 contendo o card para realizar a compra do plano.
O usuário ao clicar na aba "Oximetrias" visualizará a lista das oximetrias realizadas por ordem de data mais recente Tela #3
O usuário poderá visualizar os detalhes e gráficos de uma oximetria realizada clicando em Detalhes Tela #1, em seguida o usuário visualizará a tela detalhada de sua oximetria Tela #2.
Caso o usuário desejar gerar o relatório técnico de uma oximetria realizada, no caso de uma oximetria com mais de 4 horas de duração, basta clicar em Gerar Relatório Técnico na tela de Detalhes Tela #1, será exibido uma tela para confirmar se deseja realmente gerar o relatório técnico Tela #2, usuário confirmando na Tela #2 em seguida será exibido um formulário para o usuário informar como foi a noite de sono usando o oxímetro Tela #3, finalizando os 3 passos será apresentado a tela de confirmação que foi gerado o relatório técnico Tela #4.
Após gerar o relatório técnico, o usuário poderá visualizar a conclusão e orientações sobre sua oximetria Tela #1, assim como ver o PDF e compartilhar clicando em Exportar Relatório Técnico na Tela #1.
Para configurar o oxímetro como reduzir a luminosidade da tela, desabilitar os alarmes e até mesmo resetar o oxímetro a modo fábrica, o usuário clica na engrenagem no canto superior direito na Tela #1, em seguida será apresentado as possíveis configurações do oxímetro como também dicas e ajuda Tela #2
Para iniciar o fluxo de Monitoramento com Eletroencefalograma, o usuário acessa o menu “Monitoramento com EEG” na Tela #1. O usuário deverá possuir a Faixa do Sono da SleepUp em mãos para conectá-la ao app.
Ao clicar na seção de Monitoramento com EEG, o usuário poderá conectar o app ao bluetooth (Tela #2), ou poderá usar a seção de dispositivos como atalho para ir para a conexão (Tela #3).
Caso não encontre, ele irá para a Tela #4 e poderá tentar novamente, ou irá para a Tela #5, onde verá os níveis de bateria e o sinal de leitura da faixa com a cabeça. O app alertará o usuário sobre o nível de bateria ou de sinal (Telas #6 e #7)
Após conectar a faixa com o aplicativo, o usuário verá a tela de atividades (Tela #1), que servirá como painel com tudo que o usuário pode fazer, desde acessar a última leitura, ver a conexão bluetooth, fazer download das leituras, acessar configurações, histórico de leituras, buscar ajuda ou ver as instruções da leitura de EEG.
Na tela de Leituras de EEG (Tela #2), o usuário poderá visualizar seu histórico de leituras que foram salvas no aplicativo. Caso não hajam leituras, a Tela #3 será exibida. Ao clicar em “Fazer Download das Leituras”, o usuário verá uma tela de carregamento, sinalizando quantas leituras estão sendo carregadas para o app, e o progresso (Tela #4)
Ao acessar as instruções de leitura, o usuário verá as Telas #1 e #2, que irão exibir as instruções de uso na noite anterior e no dia seguinte do uso da faixa.
Ao clicar em um exame que foi carregado no app, o usuário poderá ver os detalhes da leitura (Tela #1). O primeiro bloco exibirá a duração do sono, com um contorno verde indicando o início e fim. Abaixo, o usuário poderá ver a duração de cada estágio do sono, em formato de horas:minutos e em porcentagem. Abaixo, o usuário poderá ver os estágios de forma detalhada, por período, bem como as transições.
Ao clicar no ícone de engrenagem, o usuário poderá acessar as configurações da Faixa de EEG (Tela #1) e então terá algumas opções:
Sincronizar data e hora da faixa: detecta a data e hora do celular e atualiza no hardware da faixa.
Configurações de LED (Tela #2): Poderá configurar os LEDs da faixa, que incluem configurações de brilho, ou se os LEDs deverão permanecer ligados ou desligados durante a leitura.
Status de Conexão Bluetooth (Tela #3) : atalho para exibir a tela de conexão com bluetooth, bem como o status de conexão.
Resetar dispositivo (Tela #4): reconfigura a faixa para as configurações de fábrica, removendo todas as leituras armazenadas na faixa.
Instruções de Eletroencefalograma: exibe as instruções de leitura com a Faixa do Sono.
Ajuda: atalho para acessar a seção de ajuda do app.
A SleepUp possui os canais de atendimento abaixo para sugestões, dúvidas ou reclamações: Email: suporte@sleepup.com.br
Whatsapp Business: (11) 933191375
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 9h às 17h.
Fractus Indústria Comércio De Produtos Médicos Ltda.
Rua das Rosas, 69 – Jd. das Flores – CEP 17320-000
Mineiros do Tietê/SP – Brasil
Responsável Técnico: Rafael do Nascimento Santos – CREA/RJ 157801
Desenvolvido por/Representante Exclusivo:
SleepUp Tecnologia em Saúde Ltda.
Rua São Jorge, 604
São Caetano do Sul/SP – CEP: 09530-250
Versão 1.10.0
Última atualização 20/02/2025