FAQ

O que é a SleepUp?


A SleepUp é uma plataforma digital que melhora o seu sono através de dicas de estilo de vida, músicas, meditação guiada, mindfulness e terapia virtual. Nós monitoramos, analisamos e acompanhamos sua evolução com diário, testes, relatórios e tecnologias vestíveis.




Quem é a Dra Luna?


A Dra Luna é a assistente virtual da SleepUp. Ela vai lhe guiar ao longo do tratamento, através de notificações. Ela está sendo treinada para em breve ser sua terapeuta virtual.




Como posso melhorar o meu sono com a SleepUp?


Você registrará diariamente o seu sono e preencherá questionários clínicos que nos ajudarão a entender seu padrão de sono e a avaliar sua evolução. Você terá acesso a orientações personalizadas, baseadas em técnicas direcionadas para insônia reconhecidas e validadas internacionalmente. Estas deverão ser implementadas para que o seu sono melhore.




Quais técnicas são usadas pela SleepUp?


A SleepUp usa técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental para insônia (Cognitive Behavioural Therapy for insomnia), e também de Mindfulness (MBCT - Mindfulness-Based Cognitive Therapy e MBSR - Mindfulness-Based Stress Reduction).




O que é Terapia Cognitivo-Comportamental para insônia (TCC-I)?


A TCC-I é a primeira escolha de intervenção usada no tratamento da insônia crônica. Ela consiste em uma abordagem psicoterapêutica específica e focada nas causas e sintomas da insônia, sendo realizada por um psicólogo especializado. O objetivo desta terapia é instrumentalizá-lo, com técnicas cognitivas e comportamentais que permitem resolver os problemas relacionados às suas dificuldades com o sono, criando um ambiente de sono mais tranquilo, atitudes positivas e assertivas, bem como modificando as associações negativas relacionadas ao sono em associações mais realistas e positivas.




Quanto tempo dura Terapia Cognitivo-Comportamental para insônia (TCC-I)?


O tratamento com a TCCi tem um protocolo baseado em seis módulos, sendo cada módulo semanal ou quinzenal, portanto tem uma duração de aproximadamente dois meses, e um período de manutenção e acompanhamento até um ano.




O que é Mindfulness?


Mindfulness é uma metodologia utilizada para reduzir o estresse emocional e físico. Ele é baseado em técnicas de atenção plena, foca no presente, com abertura ao que está acontecendo no momento e sem julgamento aos pensamentos e sentimentos. Assim, pensamentos que podem gerar sofrimento passam a ser contextualizados, diminuindo assim a ansiedade, depressão e estresse.




Quanto tempo vai demorar para meu sono melhorar?


Isso dependerá do seu engajamento e da gravidade da sua insônia. Quanto mais você aplicar as orientações e seguir as notificações, mais rápido você melhorará! Você deve perceber uma melhora já nas primeiras 2 semanas. Porém, dependendo do caso, poderá levar até 2 meses ou mais. Além disso, é importante que você continue seu programa de acompanhamento, mesmo após já ter seus sintomas de insônia melhorados. Isso é muito importante para a manutenção dos resultados. Assim, sugerimos que após ter se após ter atingido seus objetivos de melhora nos seus sintomas de insônia, continue utilizando o aplicativo no plano Standard por até 1 ano;. E este poderá ser utilizado também para prevenção ou monitoramento diário pelo tempo que desejar.




Quais tipos de distúrbio do sono a SleepUp pode me ajudar?


A SleepUp lhe ajudará com a insônia, ou seja, com a dificuldade em pegar no sono, manter-se dormindo ou queixas de despertar precoce (quando você acorda antes do horário pretendido). Outros distúrbios de sono (como a apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, bruxismo, entre outros) ou condições psiquiátricas (como depressão e ansiedade) não são o foco da SleepUp. Nestes casos você deverá procurar orientação médica




Eu já faço tratamento e/ou tomo medicação, como devo proceder?


Você deverá nos informar sobre tratamentos existentes ou uso de medicação, bem como outras informações relevantes, durante o preenchimento dos nossos questionários, para sabermos se a SleepUp serve para você. É importante que você também informe o seu médico sobre o acompanhamento com a SleepUp. Em muitos casos, a SleepUp poderá ser utilizada em conjunto com seu tratamento atual. Atenção aos seguintes fatos: É muito importante que você não faça uso de medicação sem orientação médica. A retirada de medicação só deve ser feita sob orientação e acompanhamento médico.




Eu poderei parar de tomar medicamento com a SleepUp?


A retirada de qualquer medicação deve ser feita sob orientação e acompanhamento médico. Nunca faça uso de medicação sem orientação médica. Porém, em muitos casos será possível reduzir ou cessar a medicação. Isso dependerá muito do seu perfil de insônia. Em geral, a insônia com origem comportamental ou cognitiva deve ser tratada primeiramente com Terapia Cognitivo Comportamental, sem uso de remédios. Essa é a orientação internacional de especialistas em Medicina do Sono.




Eu tenho depressão ou ansiedade, ou outro transtorno psiquiátrico. Como devo proceder?


Primeiramente, é importante que você procure um médico especializado imediatamente. Você também deverá nos informar sobre tratamentos existentes ou uso de medicação. Assim saberemos se a SleepUp serve para você. É importante que você também informe o seu médico sobre o uso da SleepUp. Em muitos casos, a SleepUp poderá ser utilizada em conjunto com seu tratamento atual.




A SleepUp faz o diagnóstico de insônia?


Não. A SleepUp avalia comportamentos e queixas relacionadas à insônia, bem como a gravidade dos sintomas associados. Contudo, o diagnóstico formal de insônia é clínico é deve ser feito por um médico habilitado. Informações fornecidas pela SleepUp ou a participação em qualquer dos nossos planos terapêuticos não podem ou devem ser usados como evidência de diagnóstico.




A SleepUp substitui a polissonografia?


O nosso aplicativo não substitui a polissonografia. Primeiramente por que esse exame é o método de escolha para o diagnóstico de muitos distúrbios de sono (como a apneia obstrutiva do sono). Além disso, a Sleepup tem o foco no tratamento da insônia, cujo diagnóstico é clínico e precisa ser realizado por um médico especializado.




O que é Higiene do Sono?


Higiene do sono é uma técnica comportamental eficaz que visa educar e ensinar o paciente a melhorar os hábitos e comportamentos que podem estar causando a insônia, passando assim a ter atitudes mais adequadas, compatíveis e saudáveis em relação ao sono.




Quanto tempo dura o tratamento de higiene do sono?


No geral o tratamento de higiene do sono dura o tempo necessário para as mudanças de hábitos, vai depender de cada indivíduo e suas necessidades, mas geralmente dura em média 15 dias.




Como as dicas de estilo de vida vão me ajudar?


Sabendo que a insônia muitas vezes pode ser causada pelos nossos hábitos e comportamentos inadequados, as dicas de estilo de vida podem ajudar o seu corpo a encontrar o equilíbrio, melhorando seu ritmo e por consequência o seu sono.




Como as músicas vão me ajudar?


As músicas podem ser uma estratégia interessante para se relaxar e acalmar a mente.




Como as meditações vão me ajudar?


A meditação também é uma técnica eficiente para a insônia, pois ela tende a diminuir a ansiedade e estresse, levando ao relaxamento do corpo e da mente, permitindo assim um sono mais tranquilo e restaurador.




Porque devo preencher o diário do sono?


O diário do sono é o principal meio pelo qual as informações sobre o seu sono serão coletadas. Sem termos acesso a essas informações, não saberemos como seu sono tem evoluído ao longo do acompanhamento, nem seremos capazes de lhe oferecer orientações personalizadas. É muito importante que o diário do sono seja preenchido todos os dias.




Eu preciso preencher o diário todos os dias?


Sim, é muito importante que você preencha todos os dias para acompanharmos sua evolução e entendermos seu padrão de sono. Atenção! Em casos de atraso, os questionários só ficarão disponível para preenchimento por 2 dias. Portanto não deixe de preencher.




Eu posso desabilitar as notificações?


Sim, você poderá desabilitar as notificações do seu celular. Elas continuarão visíveis através do ícone da Luna, dentro do aplicativo. Porém, para garantir a eficácia das nossas ferramentas e intervenções, sugerimos que você mantenha as notificações do celular habilitadas. As notificações são parte do acompanhamento e deverão ser visualizadas e seguidas para que seu sono melhore.




Porque devo preencher os Testes Clínicos? Quais são os testes?


Os testes clínicos são maneiras complementares para avaliarmos o seu sono, e visam analisar alguns aspectos importantes durante o tratamento. Ao longo do tratamento você responderá diferentes testes, que abordarão itens como sonolência diurna, qualidade do sono, gravidade da insônia, perfil circadiano, higiene do sono, entre outros. Todos os testes são usados internacionalmente por serviços de sono Medicina do Sono e foram devidamente validados para uso no Brasil.




Como os relatórios podem me ajudar?


Os relatórios são o modo pelo qual você terá acesso aos resultados das análises sobre o seu diário do sono e sobre todos os testes clínicos que você preencheu. É muito importante que você confira os relatórios, para que possa ver como o seu sono tem evoluído ao longo do acompanhamento.




O que são as recomendações personalizadas dos relatórios?


Os relatórios sempre apresentarão recomendações personalizadas a você, com base no seu perfil e nas informações do diário do sono e dos testes clínicos. Com essas recomendações personalizadas, o programa de acompanhamento vai se adequando às suas necessidades e programando práticas específicas às suas queixas e sintomas. Contudo, lembre-se que as recomendações personalizadas só são adequadas quando o diário e os testes clínicos são preenchidos com regularidade.




Como funciona a tecnologia vestível?


As tecnologias vestíveis serão utilizadas para monitorarmos o seu padrão de sono, com o objetivo de personalizar suas orientações e acompanhar sua evolução. Faremos integração com sensores do celular, pulseiras do mercado e teremos também uma faixa inteligente para monitoramento da atividade cerebral. Estas tecnologias estão em desenvolvimento e serão disponibilizadas posteriormente.




Como funciona o atendimento de profissionais da saúde via chat e vídeo?


Esta funcionalidade é opcional nos planos Standard e Premium e é paga separadamente. O atendimento é realizado por um médico ou psicólogo credenciado em nossa plataforma, após agendamento prévio.




O que é latência do sono?


Latência do sono corresponde ao tempo que você leva para adormecer, calculado pela diferença da hora em que você se deita à hora em que efetivamente dorme. Em condições normais, tende a ser menor do que 30 min. É um parâmetro muito importante, pois é comumente aumentado em pacientes com insônia.




O que é eficiência do sono?


A eficiências do sono é corresponde ao tempo efetivo de sono no período em que se está na cama (ou entre o horário em que se deita e se levanta). É expresso em porcentagem e em condições normais tende a ser maior que 85%. É comum que na insônia a eficiência do sono seja menor.




Como é calculado o tempo total de sono?


O tempo total de sono corresponde ao tempo em que uma pessoa efetivamente dorme durante à noite. Assim, esse tempo é menor do que o tempo total na cama. Em pessoas com insônia, é comum que o tempo total de sono seja diminuído.




Como é calculado o tempo total na cama?


O tempo total na cama é calculado pela diferença entre a hora em que alguém foi dormir e a hora em que acordou. Não deve ser confundido com o tempo total de sono, pois contabiliza o tempo acordado na cama.




Como é calculado o tempo acordado na cama?


O tempo acordado na cama corresponde à subtração do tempo total de sono do tempo total de cama. Esse valor tende a ser maior em pacientes com insônia.




Quais são os valores de referência de um sono de qualidade?


O tempo total de sono médio da população adulta varia entre 7 a 9h de sono por noite. Ainda assim, esse valor não pode ser generalizado, pois algumas pessoas podem necessitar de valores maiores ou menores menos que não haja nenhum distúrbio de sono. Em relação à eficiência de sono, os valores de normalidade são 85%. Para latência de sono e tempo acordado na cama, toma-se como normal valores menores que 30 min.




Quais são as fases do sono?


O sono é dividido em duas grandes fases: Não-REM (NREM) e REM, sendo que o NREM é ainda dividido em três estágios: N1, N2 e N3. Cada estágio possui características específicas e todos eles devem ocorrer de maneira equilibrada para um sono de qualidade.




A SleepUp vai dar informações sobre as fases do sono?


O único modo certificado para avaliação e quantificação dos estágio do sono é a polissonografia. Aplicativos ou dispositivos que oferecem informações sobre os estágios de sono geralmente não são validados e são sujeitos a erros e imprecisões. Na versão atualmente disponível, a SleepUp não oferecerá informações sobre as fases e estágios de sono, devido ao compromisso de oferecer apenas informações confiáveis. Contudo, estamos trabalhando para que possamos oferecer estimativas sobre os estágios de sono em versões seguintes.




Quais são os planos e preços?


A SleepUp possui 3 planos: Free, Standard e Premium. As funcionalidades para os planos estão descritas na tabela abaixo. Há um período de degustação de 7 dias para os planos pagos. Somente o plano Standard está disponível atualmente.




Quando as versões Standard e Premium serão disponibilizadas?


Ao longo dos próximos meses. Registre no site para ser avisado.




Qual o plano ideal para mim?


O plano ideal dependerá do seu perfil e gravidade de insônia. Você responderá alguns questionários e então lhe recomendaremos o melhor plano




Quais são as formas de pagamento?


Por enquanto a opção de pagamento ainda não está ativada e você pode utilizar o plano Básico gratuitamente.




Como faço para assinar?


Você deverá baixar o aplicativo na Google Play Store e inserir os dados de login. Por enquanto a opção de assinatura ainda não está ativada e você pode utilizar o plano Básico gratuitamente.




Como faço para cancelar?


Atualmente a funcionalidade de assinatura não está disponível para efetuar cancelamento.




As minhas informações são mantidas confidenciais e protegidas?


Sim, a SleepUp segue os protocolos vigentes da Lei de Proteção de dados, seus dados são confidenciais, estão protegidos, pertencem a você e serão usados somente para o propósito da SleepUp.




Como faço para conversar com a SleepUp diretamente?


Você pode deixar uma mensagem na caixa de diálogo do item “Dúvidas e sugestões”, clicando no menu (acima e à esquerda da tela) ou enviar um e-mail para suporte@sleepup.com.