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Festas de final de ano: Como ter um bom sono?

Atualizado: Jun 18



As festas de fim de ano estão chegando e com elas as noites em claro. É comum durante esse período que as pessoas alterem os seus hábitos de sono, devido as festividades. Durante esse período, bebemos, comemos, saímos da nossa rotina diária e assim alguns hábitos são deixados de lado, e dentre eles o sono. Na noite de Natal esperamos até as 00:00 para desejarmos as felicitações e no dia 31 aguardamos a virada do Ano Novo tão esperada, que segue madrugada a dentro, levando assim à privação de sono.


A privação de sono é uma condição comum durante esse período, que pode ser definida como a remoção ou supressão parcial do sono. Essa é uma condição comum na sociedade moderna, e seus efeitos de longo alcance podem levar a alterações cognitivas, metabólicas, emocionais, sociais e econômicas.


Pessoas com privação crônica de sono podem apresentar motivação e interesse reduzidos; alterações no humor (irritabilidade, estresse e fadiga); bem como prejuízos de memória e atenção, além de aumento do número de acidentes de trânsito e sonolência diurna. Estudos mostram que uma noite de privação total de sono é suficiente para comprometer a tomada de decisão e aumenta a suscetibilidade a influências sociais .


Mas como aproveitar as festas e manter o sono de qualidade?

Aí vão algumas dicas:


Durante as festas


  1. O primeiro ponto é se programar para festejar, ou seja, curtir com moderação e com flexibilidade, entendendo que esses momentos são únicos e que você pode por algumas horas ser menos rígido com você. O sono é importante: sim, mas o foco agora não está nele e sim em desfrutar dos momentos junto a família e amigos.

  2. Segundo ponto: se for beber esteja sempre com uma garrafinha de água a postos. O álcool é um vilão para o sono, ele aumenta o número de despertares após início do sono, levando a um sono de má qualidade e a água pode ajudar no metabolismo alcoólico, diminuindo a concentração de álcool no sangue, pois além de hidratar o corpo, melhora a qualidade do sono e evita assim a ressaca no dia seguinte.

  3. Terceiro ponto: Respeite o seu limite e seja generoso consigo mesmo.


Após as festas


Após esse período de comemorações vale lembrar que para retornarmos à rotina é necessário um pouco mais de disciplina, e com o nosso sono não é diferente. Para isso é importante que você:


  1. Volte a dormir e acordar sempre no mesmo horário

  2. Evite o uso de bebida alcoólica durante esse período de readaptação pós festas

  3. Tenha uma alimentação saudável e leve

  4. Evite o uso de aparelhos eletrônico próximo ao horário de dormir

  5. Faça meditação ou respire profundamente alguns minutos antes de dormir

  6. E aproveite seu sono.


Por fim, o que vale é você se permitir, respeitar seus limites e ser leve. Um sono de qualidade também depende de como vivemos o nosso dia, então aproveite este momento!


A SleepUp deseja a todos Boas Festas e um 2020 repleto de saúde e sono de qualidade!

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