top of page
  • SleepUp

Dia mundial do sono: Saiba quantas horas é preciso dormir para ter um sono ideal!

Atualizado: 8 de ago. de 2023




17 de março é o dia mundial do sono! O evento foi organizado em 2008, por um grupo de profissionais de saúde e membros da comunidade médica que trabalham e estudam essa área e, desde então, ganha cada vez mais destaque.


Para se ter ideia do tamanho do problema, só no Brasil, 65% da população brasileira não considera ter um bom sono, segundo pesquisa da USP, de 2022.


O bem estar do sono é um problema cada vez maior na sociedade atual. As causas são diversas, desde ansiedade até insônia crônica.


Um sono regulado, de qualidade, tem benefícios enormes físico e mentalmente. desde a recuperação energética até o nosso humor e atenção. Dormir bem é uma questão de saúde, e levar isso a sério transforma a nossa qualidade de vida.


E falando em vida, cada etapa da nossa vida, cada faixa etária, tem um tipo de sono ideal. É por isso que os bebês recém nascidos, por exemplo, dormem até 20h por dia.


É o que o organismo deles precisa, nesse estágio da vida. Já uma pessoas em fase adulta pode precisar de até 11h de sono por dia para ter uma total recuperação.


O seu organismo também tem essa necessidade, sabia? Confira quantas horas cada pessoa deve dormir em cada estágio da vida:


Essa variação se dá a depender do seu organismo. Cada pessoa tem um ciclo ideal de sono, e você deve encontrar o seu dentro da sua faixa de idade x horas de sono.


No caso de um adulto, algumas pessoas estarão plenamente descansadas com 6h de sono, enquanto outras vão precisar de 11h para se sentirem bem. Esta variação é normal, e está tudo bem - o que importa é atingir o sono ideal e ter qualidade de vida.


E para atingir este sono ideal, existem algumas dicas importantes, sobre vilões do nosso sono que você precisa saber. Vem com a gente:


5 fatores que impedem a qualidade de sono?


Não se exercitar

O corpo precisa de exercício. Não precisa ser um maratonista, mas uma caminhada leve, de 30 minutos, já te ajuda a ter um sono melhor. Evite só exercícios muito intensos próximos da hora de dormir, pois isso pode estimular demais seu cérebro e dificultar o sono.


Dormir e acordar em horários diferentes

O corpo precisa de rotina, previsibilidade, para funcionar melhor. São os ciclos que temos. Com o sono não é diferente. Então tente dormir e acordar no mesmo horário sempre. Nosso cérebro é fã de previsibilidade e todo o seu sistema vai funcionar melhor tendo rotina para acordar e dormir, com toda certeza!


Usar telas antes de dormir e/ou na cama

Ficar no celular antes de dormir, na cama. Assistir TV, até mesmo ler na cama não são atividades relaxantes. Elas estimulam, cada uma à sua maneira, nosso cérebro, fazendo com que ele não relaxe tanto ou demore muito, jpa durante o sono, para entrar numa fase

De descanso para o corpo. O ideal é não realizar esse tipo de atividade 2h antes de ir para a cama.


Quer dormir melhor? Então conheça a SleepUp. É uma terapia digital que te ajuda a ter um sono perfeito. Com o nosso programa, você técnicas e monitora seu sono, encontrando a melhor forma de dormir para o seu organismo. Baixe o app e comece já a sua jornada por um sono melhor.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logo da SleepUp
bottom of page