top of page

Aplicativos para sono funcionam?

Updated: Jun 18, 2020


Blog da SleepUp: Aplicativos para sono funcionam?

APLICATIVOS PARA SONO


Abra agora a loja de aplicativos do seu celular e procure por “sono”. Você certamente encontrará centenas de resultados, prometendo melhorar seu sono de diversas maneiras. Mas será que esses aplicativos realmente funcionam? É muito difícil saber quais aplicativos são confiáveis. Além disso, em alguns casos eles podem piorar o seu sono! Nesse post discutiremos sobre qual a real aplicação de aplicativos sobre sono e como eles podem ajudar você a dormir melhor.


Para que tantos aplicativos?


São dois os grandes motivos que explicam por que temos tantos aplicativos disponíveis: a frequência dos distúrbios de sono e nosso modo de usar os smartphones.


A frequência dos distúrbios de sono na nossa população é muito alta! Doenças como a insônia e a apneia obstrutiva do sono podem ser diagnosticadas em até 30% das pessoas. Queixas sobre a qualidade de sono são ainda mais comuns, variando de 60 a 80% das pessoas. Além disso, a maior parte dessas pessoas gostariam de ter um sono melhor e estariam dispostas a buscar algum tipo de tratamento. Isso mostra como são necessárias novas alternativas para o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios de sono.


Quanto ao celular, ele já é parte da nossa vida há algum tempo (inclusive, é provável que você esteja lendo esse post pelo celular...). Isso se explica por que o telefone celular ganhou tantas funcionalidades. Além dos seus objetivos originais de comunicação, os celulares contêm apps de todo tipo de serviço (redes sociais, lomocoção, banco, notícias, compras, comida, etc). A verdade é que é quase impossível imaginarmos a nossa vida sem um smartphone nas mãos.


Agora vamos juntar as duas coisas: 1. A frequência dos distúrbios de sono é altíssima e 2. A maioria das pessoas usam e buscam serviços e respostas pelo celular. Assim, não seria ótimo poder oferecer opções para melhorar o sono por meio do celular?


Muitas empresas notaram essa demanda e por conta disso os aplicativos começaram a aparecer. Mas como em todo caso em que há muita demanda, nem todos os serviços oferecidos são de qualidade. Enquanto alguns desses aplicativos podem funcionar bem, outros não tem efeito garantido...


Aplicativos são confiáveis?


A preocupação sobre a segurança e eficácia de aplicativos para sono é muito séria. Isso por que o uso de alguns aplicativos pode piorar o sono! Além disso, quando a insônia bate à nossa porta, a urgência de conseguir algum tipo de informação ou tratamento pode nos fazer escolher por opções que não tem nenhuma confirmação.


Sabendo disso, a Academia Americana de Medicina do Sono (um dos órgãos mais respeitados mundialmente nessa área) emitiu um posicionamento recentemente, alertando para o uso de aplicativos e outros dispositivos portáteis para o sono. Esse documento é muito claro ao dizer que aplicativos não tem aplicabilidade clínica e não substituem consultas e exames. Contudo, essa mesma sociedade reconhece que a tecnologia tem crescido rapidamente, e é inegável que no futuro esses aplicativos serão muito precisos e uteis.


Estamos, portanto, no meio do caminho. Os aplicativos ainda não são perfeitos, mas estão se desenvolvendo cada vez mais!


Quais aplicativos funcionam?


Existem muitos tipos de aplicativos para sono, mas os principais são aqueles que monitoram seu sono (chamados de sleep trackers) e os que prometem tratar sua insônia.


Os sleep trackers têm se desenvolvido muito, e podem ser bem precisos. Contudo, deve-se ter cuidado com o que prometem. Eles podem medir a que horas você dormiu, que horas acordou e quanto tempo de sono você teve por noite. Porém, cuidado quando um aplicativo dá informações que vão além disso. Qualquer informação sobre estágios ou fases de sono é muito difícil de conseguir pelo celular, por que na maioria dos casos a única informação que se consegue é por meio do sensor de movimentação (o acelerômetro do celular). A tecnologia tem evoluído nessa área, mas aplicativos que tentam dizer quanto tempo de “sono superficial” e “sono profundo” você teve por noite ainda não são confiáveis.


Sobre o tratamento de insônia usando o celular, existem muitas opções! A maioria usa coisas como de meditação, relaxamento, música, entre outros. Todas essas alternativas funcionam, mas em alguns casos podem não ser suficientes, sobretudo em casos de insônia crônica. Nesses casos, duas opções são as melhores:

1. Aplicativos sobre bons hábitos de sono (também chamados de higiene do sono), que dão dicas e conselhos

2. Aplicativos de terapia cognitivo-comportamental, que buscam corrigir comportamentos que pioram o sono e perpetuam a insônia.


Essa terapia é o principal tratamento para a insônia atualmente (ao contrário da medicação, que deveria ser a segunda opção e nunca usada por mais de três meses). Sua capacidade de tratar e reverter os sintomas é muito boa! Alguns estudos têm demonstrado que essa terapia também é eficaz por meio de aplicativos. Infelizmente, os melhores aplicativos com este tipo de terapia ainda não são disponíveis no Brasil.


Quando os aplicativos podem piorar o seu sono?


Há duas características que podem piorar muito o seu sono. Se um aplicativo exige alguma delas, desconfie dos resultados...


A primeira delas é o excesso de interatividade. A insônia é uma doença em que o cérebro é incapaz de desacelerar à noite. Assim chegamos no quarto e no horário em que deveríamos dormir, nossa cabeça não para! Nesse caso, qualquer atividade feita ao dormir pode piorar a situação, sobretudo se exigir interatividade. Portanto, aplicativos que exigem interação ou preenchimento de informações próximo ao horário de dormir não são uma boa opção.


A segunda delas é a luminosidade. Nosso cérebro usa a luz natural como principal pista para sabermos se é hora de estarmos acordados ou dormindo. É dessa maneira que o cérebro secreta a melatonina, um hormônio indutor de sono que só é secretado quando estamos no escuro. O grande problema é que as luzes artificiais confundem o cérebro, fazendo com que ele aja como se fosse dia e inibindo completamente a liberação de melatonina. Luzes intensas e colocadas próximo aos olhos podem piorar muito a situação. Isso é exatamente o que fazemos quando usamos o celular na cama: temos uma fonte luminosa muito intensa colocada a menos de 10 cm dos nossos olhos!


Então, qual aplicativo devo usar?


Por enquanto, nenhum aplicativo reúne todas as funcionalidades para melhorar seu sono. Mas fique tranquilo, em breve você terá todas elas em uma única plataforma: a SleepUp!


Estamos desenvolvendo um aplicativo que vai congregar monitoramento do sono (sleep tracker), higiene do sono, tratamento complementar (incluindo mindfulness), dispositivos vestíveis e terapia cognitivo comportamental. Além disso, haverá a possibilidade de ter seu acompanhamento monitorado por uma equipe multiprofissional de especialistas em sono, por meio de chat e vídeo.

Fique atento às nossas novidades e siga-nos nas redes sociais!


468 views
bottom of page