Se estiver com sono, não dirija!

Atualizado: 25 de abr.


Dirigir com sono é mais comum do que se imagina. Mas você sabia que a combinação é tão perigosa, ou até mais, do que dirigir após consumir bebida alcoólica? Isso porque a sonolência pode provocar a mesma sensação que uma bebedeira, causando prejuízos ao equilíbrio, à atenção e às funções cognitivas.


Segundo a National Sleep Foundation, após 18 horas sem dormir, uma pessoa pode dirigir como se tivesse um nível de 0,05 de álcool no sangue, sendo que 0,08 é considerado bêbado. Após 24h, essa equivalência sobre para 0,10¹.


No Brasil, uma pesquisa de 2019 realizada pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) em parceria com o CRM e a Academia Brasileira de Neurologia aponta que 42% dos acidentes de trânsito nas ruas e estradas do país foram causados pelo sono². Nos Estados Unidos, o levantamento da National Sleep Foundation revela que 60% dos adultos admitem já terem dirigido com sono e 37% disseram já ter adormecido ao volante².


Entre as causas mais comuns para a sonolência ao volante estão:

  • privação de sono

  • dormir menos do que o necessário

  • ficar acordado por muitas horas seguidas

  • distúrbios do sono

  • consumo de álcool

  • uso de determinados medicamentos, entre outros.

Sinais de que você está muito cansado para dirigir


Seja após uma noite mal dormida, um turno puxado de trabalho ou um dia cansativo, alguns sinais devem acender um farol vermelho para você. São eles:

  • bocejos contínuos

  • episódios de microssono (a sensação de "pescar")

  • dificuldade em manter os olhos abertos

  • vista cansada ou embaçada

  • piscadas mais frequentes que o normal

  • cabeça pesada e difícil de manter ereta

  • dificuldade em se manter na pista ou em uma velocidade constante

Se você identificar alguns destes sinais, evite dirigir! Ligue para alguém e peça uma carona, peça para alguém que estiver com você ir conversando para te manter alerta, ou, se possível, tire uma soneca antes de pegar o veículo.


Cuide do seu sono!


O cuidado com a qualidade do sono é algo que deve ser constante. Hábitos de higiene do sono podem ajudar na criação de uma rotina adequada e capaz de minimizar as consequências de noites mal dormidas, inclusive no trânsito.


No aplicativo SleepUp você encontra dicas de como cuidar do seu sono no dia a dia e ainda técnicas específicas para lidar com a insônia.


Caso você enfrente dificuldades constantes para dormir bem ou tenha sonolência diurna, e enfrente problemas ao dirigir, o ideal é procurar a ajuda de um especialista no assunto. A terapia cognitivo-comportamental para insônia, como a disponível no app, é uma importante ferramenta no auxílio do tratamento de distúrbios do sono.


Baixe no seu celular e confira!



Fontes:

1. https://www.nbcnews.com/better/health/how-tell-if-you-re-too-tired-drive-what-do-ncna888681

2. https://autopapo.uol.com.br/noticia/mais-de-40-dos-acidentes-de-transito-acontece-por-sonolencia-afirma-a-abramet/


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