top of page

FAQ - Apneia e uso de CPAP 

Última Atualização: 04 de dezembro de 2023

Sumário
1

1. O que é apneia?

A apneia é um distúrbio do sono que afeta a respiração de uma pessoa, fazendo com que ela pare de respirar uma ou mais vezes enquanto dorme, afetando a qualidade do sono e podendo levar a outras complicações de saúde.

2. Quais são as causas, sintomas e tratamento de apneia?

Existem variadas causas para a apneia, que podem ser desde causas genéticas até causas anatômicas, como a posição do queixo do paciente, quadros de obesidade e a presença de obstrução nasal.

 

Entre os sintomas da apneia, a pessoa pode ter roncos altos, seguidos por momentos em que para por completo de respirar. Também pode apresentar cansaço e sono excessivos, mesmo após dormir por noites completas. Geralmente, a apneia é diagnosticada por meio de exames como a polissonografia. 

 

A apneia pode ser tratada por meio da perda de peso, caso o paciente tenha sobrepeso. Se a apneia for leve e causada por problemas anatômicos, o paciente poderá fazer o uso de aparelhos bucais, que vão aliviar esse quadro.


No caso de pessoas com diagnóstico de apneia grave ou moderada, o uso de um aparelho CPAP, que bombeia oxigênio para o corpo do paciente durante toda a noite, pode ser recomendado.

3. Como a SleepUp auxilia no monitoramento da apneia?

Você pode adquirir a Triagem Domiciliar do Sono, onde enviaremos um oxímetro até seu lar para você dormir com ele por uma ou duas noites. Através de sua oxigenação e batimentos cardíacos, é possível identificar sinais que apontam para uma apneia obstrutiva durante seu sono.

A SleepUp também monitora sua apneia pelos Diários de Uso de CPAP. Quando mais utilizar diariamente, mais completos e precisos serão seus relatórios e orientações personalizadas.

Nas tele-consultas, é possível agendar consultas com fisioterapeutas respiratórios especializados em distúrbios respiratórios do sono como a apneia obstrutiva.

4. O que é um aparelho CPAP, e como ele funciona?

Uma máquina de CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) é um pequeno dispositivo que puxa silenciosamente o ar, o pressuriza e o entrega a uma máscara por meio de uma mangueira. 

Uma máquina de CPAP ajuda as pessoas com apneia do sono a respirar normalmente durante a noite. A apneia do sono ocorre quando os tecidos moles da garganta e da cavidade oral (amígdalas ou a língua, por exemplo) relaxam e colapsam, bloqueando as vias aéreas e impedindo que o ar entre nos pulmões.  Algumas pessoas podem experimentar mais de 100 dessas pausas e despertares por hora durante a maior parte da noite! 
Essas pausas na respiração podem interromper o sono e levar a problemas de saúde a longo prazo.  

 

O CPAP fornece um fluxo constante de ar através de uma máscara que se ajusta ao nariz e/ou boca, criando uma pressão que mantém as vias aéreas abertas. Ao impedir que as vias aéreas colapsem durante o sono, é possível ter uma respiração mais consistente e uma melhor noite de sono. O uso de uma máquina CPAP pode aliviar os sintomas da apneia do sono e melhorar a saúde e o bem-estar geral.

5. O que é fisioterapia respiratória?

A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que se concentra no tratamento e na prevenção de distúrbios respiratórios. Os fisioterapeutas respiratórios utilizam técnicas específicas, como exercícios respiratórios, mobilização torácica, e o ensino de padrões de respiração eficazes para melhorar a função pulmonar e promover a desobstrução das vias respiratórias. 

2
3
4
5
Logo da SleepUp
bottom of page