top of page

FAQ - Sono e Medicamentos

Última Atualização: 01 de dezembro de 2023

1. Como posso melhorar o meu sono com a SleepUp?

Você registrará diariamente o seu sono e preencherá questionários clínicos que nos ajudarão a entender seu padrão de sono e a avaliar sua evolução. Você terá acesso a orientações personalizadas, baseadas em técnicas direcionadas para insônia reconhecidas e validadas internacionalmente. Estas deverão ser implementadas para que o seu sono melhore.

2. Quanto tempo vai demorar para meu sono melhorar?

Isso dependerá do seu engajamento e da gravidade da sua insônia. Quanto mais você aplicar as orientações e seguir as notificações, mais rápido você melhorará! Você deve perceber uma melhora já nas primeiras 2 semanas. Porém, dependendo do caso, poderá levar até 2 meses ou mais.
Além disso, é importante que você continue seu programa de acompanhamento, mesmo após já ter seus sintomas de insônia melhorados. Isso é muito importante para a manutenção dos resultados. Assim, sugerimos que após ter atingido seus objetivos de melhora nos seus sintomas de insônia, continue usando a SleepUp por mais 1 ano, para prevensão ou monitoramento diário de seu sono.

3. Quais tipos de distúrbio do sono a SleepUp pode me ajudar?

A SleepUp te ajudará com a insônia, ou seja, com a dificuldade em pegar no sono, manter-se dormindo ou queixas de despertar precoce (quando você acorda antes do horário pretendido). Ajudará também com a Apneia do Sono, com o Diário de Uso de CPAP.

4. Quais são os valores de referência de um sono de qualidade?

O tempo total de sono médio da população adulta varia entre 7 a 9h de sono por noite. Ainda assim, esse valor não pode ser generalizado, pois algumas pessoas podem necessitar de valores maiores ou menores menos que não haja nenhum distúrbio de sono. Em relação à eficiência de sono, os valores de normalidade são 85%. Para latência de sono e tempo acordado na cama, toma-se como normal valores menores que 30 min. 

5. Quais são as fases do sono?

O sono é dividido em duas grandes fases: Não-REM (NREM) e REM, sendo que o NREM é ainda dividido em três estágios: N1, N2 e N3. Cada estágio possui características específicas e todos eles devem ocorrer de maneira equilibrada para um sono de qualidade.

6. Eu já faço tratamento e/ou tomo medicação, como devo proceder?

Você deverá nos informar sobre tratamentos existentes ou uso de medicação, bem como outras informações relevantes, durante o preenchimento dos nossos questionários. A SleepUp disponibiliza também o Diário de Remédios, que auxiliará na segurança do uso e maior controle dos sintomas.

 

Além de relatórios que mostrrarão a eficácia de seus medicamentos e como é possível melhorar seu sono com o auxílio desses remédios. É importante que você também informe o seu médico sobre o acompanhamento com a  SleepUp.

 

Em muitos casos, a SleepUp poderá ser utilizada em conjunto com seu tratamento atual. Atenção aos seguintes fatos: 
 

-É muito importante que você não faça uso de medicação sem orientação médica.
-A retirada de medicação só deve ser feita sob orientação e acompanhamento médico.

7. Eu poderei parar de tomar medicamento com a SleepUp?

A retirada de qualquer medicação deve ser feita sob orientação e acompanhamento médico. Nunca faça uso de medicação sem orientação médica.

 

Em muitos casos, será possível reduzir ou cessar a medicação. Isso dependerá muito do seu perfil de insônia. Em geral, a insônia com origem comportamental ou cognitiva deve ser tratada primeiramente com Terapia Cognitivo Comportamental, sem uso de remédios. Essa é a orientação internacional de especialistas em Medicina do Sono.

8. Eu tenho depressão ou ansiedade, ou outro transtorno psiquiátrico. Como devo proceder?

Primeiramente, é importante que você procure um médico especializado imediatamente. Você também deverá nos informar sobre tratamentos existentes ou uso de medicação.

 

Assim saberemos se a SleepUp serve para você. É importante que você também informe o seu médico sobre o uso da SleepUp. Em muitos casos, a SleepUp poderá ser utilizada em conjunto com seu tratamento atual.

Sumário
1
2
3
4
5
6
7
8
Logo da SleepUp
bottom of page