top of page
  • SleepUp

Distúrbios do Sono: qual o exame para identificá-los?

Atualizado: 6 de ago. de 2023


Acordar cansado, não se sentir satisfeito com as noites de sono e observar a falta de um descanso reparador pode significar a presença de algum distúrbio do sono. Você já ouviu falar sobre eles?


O distúrbio do sono é um termo utilizado para classificar doenças e condições que afetam o sono das pessoas, atrapalhando o período de descanso e recuperação do corpo.


Suas causas são variadas e podem ter como base o estresse, os efeitos colaterais de medicamentos e até o excesso de peso. E dentre as principais consequências estão os roncos, a ansiedade, a depressão e a falta de concentração.


É importante ressaltar que os distúrbios do sono podem ser a causa dos problemas noturnos, mas também podem existir como consequência de outras enfermidades.


Qual o momento ideal para procurar ajuda?

A partir do momento em que começam a aparecer queixas relacionadas ao sono, seja pelo cansaço, pela sonolência diurna, por distração em excesso e até pela falta de concentração no trabalho ou nos estudos, você já pode procurar a ajuda de um especialista!


Sentir que está dormindo pouco, acordar diversas vezes durante a noite, ter dificuldade para respirar durante o descanso e acabar atrapalhando o sono do seu companheiro de quarto são alguns dos sinais que podem servir de alerta.


Estima-se que 75% dos brasileiros apresentam problemas para dormir, segundo a Associação Brasileira do Sono (Absono). Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia e a apneia, você pode saber mais clicando no botão abaixo.



Como diagnosticar um distúrbio do sono?


Como mencionado anteriormente, a insônia e a apneia são os principais distúrbios do sono. E é por eles que você deve começar a sua investigação!


Para identificar a insônia, basta uma avaliação clínica com um médico especialista em sono para confirmar o diagnóstico. Nesse caso, não há a necessidade de exames laboratoriais.


Por outro lado, existem problemas mais complexos que exigem testes específicos e precisos, como exames laboratoriais ou dispositivos clinicamente validados. Este é o caso da apneia do sono.


De qualquer forma, é fundamental o acesso a uma rede de profissionais especialistas para ajudá-lo neste processo, como: médicos, psicólogos e fisioterapeutas.


Não sabe por onde começar? Confira logo abaixo a jornada do sono da SleepUp.


Triagem do Sono nas farmácias:


O farmacêutico será o seu grande aliado durante esta etapa de investigar os possíveis distúrbios do sono.


Como profissional, ele tem como objetivo orientar e educar os consumidores em relação aos cuidados com a saúde. E com o sono não seria diferente!


Ao procurar uma clínica farmacêutica parceira da SleepUp, será possível passar por uma triagem do sono com perguntas clinicamente validadas em um questionário, que será conduzido com base em suas respostas.


Após o resultado, você receberá sugestões específicas para os próximos passos da sua jornada, elas podem ser:


- Utilização da terapia digital SleepUp com acesso à Terapia Cognitivo Comportamental para Insônia e Terapia Mindfulness;


- Utilização da terapia digital SleepUp + avaliação de psicólogo através da Telemedicina no aplicativo;


- Consulta médica com especialista do sono no aplicativo da SleepUp;


- Encaminhamento para Exame Domiciliar do Sono.


Esta é a primeira etapa para desenvolver um sono de qualidade!


Para facilitar, separamos abaixo as farmácias de todo o Brasil que disponibilizam o Exame do Sono. Basta encontrar a mais próxima de você.



Exame Domiciliar do Sono:


Esta é a próxima etapa indispensável para todos os clientes que forem encaminhados para o Exame Domiciliar após a triagem do sono!


Ele é feito por meio de um oxímetro de alta precisão, no formato de um anel, e pode ser automaticamente integrado ao aplicativo da SleepUp para o acompanhamento das métricas e do laudo médico.


Para realizá-lo, é necessário retirar o aparelho em uma clínica farmacêutica parceira, obedecer às instruções dos especialistas e passar a noite toda com o equipamento.


No dia seguinte, o aparelho deverá ser devolvido à farmácia e o laudo estará disponível diretamente no aplicativo da SleepUp.


Além disso, após a noite do exame, você terá direito a uma avaliação com um fisioterapeuta respiratório, que fará a leitura e a interpretação do laudo disponível, assim como a orientação dos próximos passos.


E tem mais! O serviço adquirido também inclui uma avaliação com um psicólogo do sono para dar suporte e orientá-lo sobre as questões cognitivas e comportamentais do sono.


O Exame Domiciliar é indolor e, como o próprio nome diz, é realizado no conforto da própria casa. Ele é totalmente voltado para a triagem dos casos de apneia obstrutiva!


Resultados do Exame Domiciliar do Sono:


Você deve estar se perguntando: o que eu devo fazer se o resultado do Exame Domiciliar do Sono der positivo para apneia? Calma! Vamos mostrar algumas opções de tratamento!


O diagnóstico é sempre feito por um médico - também é importante que seu caso seja avaliado por um médico de sua confiança.


Em casos positivos de apneia de sono, os caminhos para solucionar o distúrbio podem ser:


- Correção cirúrgica;

- Tratamento de fonoaudiologia;

- Tratamento dentário com aparelhos intraorais;

- Utilização contínua do aparelho CPAP;

- Tratamentos alternativos orientados pelo seu médico.


Porém, existe também o outro lado! Ou seja, o seu resultado pode ser negativo para a apneia obstrutiva do sono. E nesse caso, o que fazer?


Se o Exame Domiciliar do Sono apontou outras questões importantes que devem ser investigadas, é possível agendar uma teleconsulta com nossos médicos especialistas para dar continuidade em seu diagnóstico de distúrbios do sono.


Através disso, você pode ser encaminhado para a realização de outros exames laboratoriais, dependendo da complexidade do caso.


A terapia digital da SleepUp também poderá ajudar nas questões comportamentais que podem afetar a sua noite de descanso.


O importante é ter em mente que a SleepUp oferece todo o suporte e os recursos necessários para guiá-lo em sua jornada contra os distúrbios do sono.


Para conhecer mais sobre todas elas, acesse o nosso site!




235 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logo da SleepUp
bottom of page